10 dicas de cuidados com os cabelos no verão
Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

10 dicas de cuidados com os cabelos no verão

Cuidar dos cabelos durante o verão é essencial. Aprenda a protegê-lo do calor, sol e umidade sem transformá-lo em uma batalha sem fim. Confira 10 dicas abaixo para cuidar dos fios no verão.

1 – Enxágue os cabelos após sair do mar e da piscina 

É sempre aconselhável lavar o cabelo com água fria, mas sabemos que durante os dias frios é mais difícil fazê-lo. Portanto, durante o verão, não perca a oportunidade de lavá-lo com água fria em abundância, isso ajudará o couro cabeludo a esfriar, a dar um brilho único ao seu cabelo e a mantê-lo radiante durante o verão.

Se você for à praia ou à piscina, deve estar ciente de que seu cabelo estará em contato com o salitre, cloro, sal marinho, vento, etc; Por esse motivo, para evitar secar durante os dias de férias, você deve mantê-lo hidratado durante o dia. Antes de sair para o mar, coloque um pouco de creme hidratante ou penteie até as pontas. 

2 – Mantenha seus cabelos sempre limpos para evitar a caspa

Se você deixar o cabelo sujo, terá coceira na cabeça e produzirá mais caspa. É importante lavar o cabelo uma vez por dia se você tiver muita caspa, com um shampoo de ph entre 4,5 e 5,5. Você também deve limpar seus pentes, escovas, rabos de cavalo, etc. E não compartilhá-los com outras pessoas.

3 – Use protetor solar

Raios UV, vento, água salgada e cloro danificam os cabelos. A exposição a todos esses fatores altera a suavidade da cutícula capilar e faz com que o cabelo se torne poroso, seco e mais quebradiço nas pontas. O sol também afeta a cor do cabelo, desbotando os pigmentos da cor. Felizmente, esse desgaste pode ser evitado. Para manter o cabelo brilhante no verão, basta usar um protetor solar para cabelos. Existem algumas marcas boas no mercado hoje em dia.

4 – Evite usar água quente para lavar o cabelo e deixe secar naturalmente

Você deve parar de lavar o cabelo com água quente.

A água quente faz com que seu couro cabeludo seque e fique mais propenso ao frizz.

5 – Faça hidratações regulares

Normalmente, o sol e o cloro secam os cabelos, tornando-os opacos, por isso é importante que, pelo menos uma vez por semana, você possa realizar um tratamento natural para dar hidratação, suavidade e brilho.

6 – Fios tingidos ou fios descoloridos, as hidratações devem ser mais intensas

Uma máscara semanal, especialmente projetada para atender às necessidades de hidratação que os cabelos precisam de cor, também é essencial. Essas máscaras, nutrem profundamente, dão à fibra a flexibilidade necessária e ajudam a manter as pontas em perfeitas condições. Se forem recomendados para cabelos naturais, quando pintados, são essenciais, ainda mais se após os rigores do verão você ainda perceber que seu cabelo não se recuperou completamente,

7 – Use chapéus e bonés para proteger os fios

Use um lenço ou chapéu para cobrir a cabeça quando estiver exposto ao sol. Isso mal oferece proteção adicional aos raios UV, mas também ajuda ou recupera os cabelos. Um chapéu reduz os danos causados ​​pelos cabelos ventosos, especialmente se o seu cabelo é emaranhado e protege os cabelos opacos.

8- Antes de um mergulho no mar ou na piscina, aplique um pouco de óleo capilar

Aplique óleo capilar nos cabelos úmidos, com as palmas das mãos espalhadas por todo o cabelo. Ele atuará como um tratamento leve de impermeabilização para evitar que a água clorada e salgada cause mais danos aos fios.

9 – Corte as pontas 

Dói ouvir isso, porque talvez você queira evitar cortar seu cabelo. No entanto, se você cortar apenas meio centímetro a cada três meses, não notará o corte e, em vez disso, seu cabelo continuará a crescer forte e saudável. O corte das pontas não faz o cabelo crescer mais rápido, porém melhora o aspecto estético e retira as pontas ressecadas.

DICAS BÔNUS

Use produtos muito macios que não prejudicam a fibra do cabelo

Produtos que não carregam sulfatos, ou xampus orgânicos que são produtos completamente naturais, tornam o cabelo bonito sem danificá-lo. Usar a máscara uma vez por semana será suficiente, se você tiver cabelos normais, sem nenhum problema específico; mas seria aconselhável duas vezes caso tenha cabelos danificados. Aplique antes de usar o secador um sérum específico para melhorar a elasticidade e o brilho, o produto milagroso por excelência. 

Use escovas e pentes de boa qualidade

É um investimento que finalmente traz resultados magníficos. Pesquise onde você pode encontrá-los e compre um pente ou escova de boa qualidade. Madeira e materiais naturais são os melhores aliados, eles removem o frizz.

Não abuse do secador

O calor é o inimigo número um dos cabelos. Use o secador com moderação. Todas nós já vimos pessoas com os cabelos danificados e finos, uma das consequências fatais de ter usado o secador frequentemente.

Utilize tinturas naturais

Finalmente chegaram à nova geração de corantes que não contêm uma grande quantidade de produtos químicos que, além de estragar nossos cabelos, afetavam nossa saúde sem perceber. A lista de ingredientes tóxicos usados ​​em corantes de baixa qualidade é interminável. Entre as celebridades estão: PPD, amônia, álcool, resorcinol, parabenos, propilenoglicol, SLS e óleos minerais. Por esses motivos, sempre escolha o orgânico (o pior é que a coloração é muito curta) ou os que carregam ingredientes naturais e poucos produtos químicos.

Não faça procedimento químicos frequentemente 

Penteá-lo ou escová-lo muitas vezes pode causar uma queda maior e uma quebra na fibra capilar. Tente deixá-lo descansar de vez em quando, sem tratamentos que o enfraquecem. Nosso cabelo também precisa de férias.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by