TOXINA BOTULINICA

amenizar as rugas e linhas de expressão

A toxina botulínica é uma proteína purificada e biológica, não tóxica (que seu nome não leva a confusão). É utilizado para fins médicos no tratamento de doenças neurológicas e na Dermatologia para tratar as rugas, as linhas de expressão, do terço superior da face. Atualmente, o tratamento com Botox é o mais solicitado dentre os procedimentos minimamente invasivos, um dos mais seguros e com menos efeitos colaterais.

 

Como a toxina botulínica é aplicada?

Segundo a dermatologista Mariana Fernandes, com uma agulha fina, com uma pequena quantidade de produto e no músculo da área que você quer tratar, já que o botox inibe o movimento muscular local, relaxando-o e sem prejuízo das terminações nervosas, desde que seja aplicado por um profissional qualificado.

Onde isso se aplica?

No terço superior do rosto, ou seja, na testa, pés de galinha, sobrancelhas ou cauda de sobrancelha, mas não nos lábios, nas maçãs do rosto ou bochechas. Também pode ser usado para eliminar o suor anormal das axilas, mãos ou solas dos pés, porque pode parar a estimulação das glândulas sudoríparas. Em qualquer caso, estas são as áreas mais comuns:

 

Botox nas sobrancelhas

Pode ser aplicado em vários pontos, mas o botox nas sobrancelhas é um dos mais solicitados, pois consegue varrer a face de preocupação e raiva, rejuvenescer e relaxar a expressão.

 

Botox na testa

Quando as rugas são marcadas nesta área, elas transmitem preocupação e fadiga e envelhecem a expressão facial. A aplicação do Botox na testa também é uma das mais comuns e, se bem feita, nunca paralisa a área, mas retém alguma mobilidade e expressão sem enfatizar os sulcos, que tendem a ser marcados nessa área. Dev-se sempre manter a naturalidade, evitando a face congelada e sem expressão.

 

Botox em pés de galinha

Se sua pele é muito fina e você gesticula muito com seus olhos, é mais provável que o Botox em pés de galinha seja uma boa solução para você. Este tratamento é realizado de maneira estratégica e gentil, para que certas linhas não desapareçam e outras sejam suavizadas sem serem completamente eliminadas. O resultado é uma aparência mais jovem e mais aberta, sempre natural, que continua transmitindo cada emoção sem enfatizar a passagem do tempo.

Efeitos do botox

Sem dúvida, um tratamento de Botox parece bom se for feito por um bom profissional, com experiência em sua aplicação e executando uma boa técnica, ou seja, com o mínimo de infiltrações, no tempo mínimo e com máxima eficiência. O Botox na sombrancelha, testa, pés de galinha e cauda da sobrancelha (outra área exigida, onde o objetivo é abrir o olho e erguer a sobrancelha naturalmente) não paralisa artificialmente os músculos faciais, mas sim amolece-os, porque os efeitos do Botox devem preservar a expressão e nunca provocar um rosto surpreso, um gesto congelado ou artificial ou uma sobrancelha mais alta que a outra. Quanto aos efeitos do Botox, a toxina botulínica atua sobre as rugas dinâmicas de forma não invasiva e rápida, refrescando a expressão.

 

Com quantos anos pode começar o tratamento com Botox?

Não existe uma idade mínima e sim, indicação médica . Existem pacientes de 23 anos que são muito expressivas e já apresentam muitas rugas na testa e ao redor dos olhos, assim como algumas pacientes de 30 anos que tem poucas rugas. O ideal é sempre prevenir . As rugas começam a fazer linhas marcadas com o passar dos anos e muitas vezes essas linhas não desaparecem mesmo com a aplicação do Botox se estiverem muito marcadas.

 

E se você não gostar dos efeitos do Botox?

É importante o relacionamento com o médico que vai realizar o tratamento com Botox. Conversar com ele sobre o que você está preocupado ou quer alcançar, bem como as expectativas; ao mesmo tempo, é conveniente confirmar que o especialista concorda, e que ele pratica o “menos é mais”: é sempre preferível retificar e aplicar mais na revisão do que passar desde o início. Se, no entanto, o resultado não convencer você, após 4 meses será eliminado para sempre.

Quanto tempo dura o Botox?

Os efeitos são temporários, não permanentes e duram por volta de 4 meses, mas podem variar dependendo da expressividade de cada pessoa, da idade, da força de seus músculos faciais, cuidados estéticos e estilo de vida: se você for atleta, dura menos. Os efeitos do Botox começam a ser vistos após três dias e após 15 dias eles têm um resultado definitivo.

 

Efeitos secundários

Se a técnica for realizada por médico treinado, os efeitos colaterais do Botox geralmente são inexistentes: no máximo, pode haver algum hematoma  eventual e mínimo, que é reabsorvido em aproximadamente 48 horas. Logicamente, se não for um profissional capacitado que aplica a toxina botulínica,  os olhos podem ficar caidos pelo enfraquecimento das pálpebras, paralisar demais a testa, as sobrancelhas ou as rugas ao redor dos olhos. E acima de tudo, poder mudar a sua expressão facial.

É doloroso?

Não é, embora possa incomodar. A toxina botulínica é infiltrada com uma agulha muito fina, mas no caso de pacientes com alta sensibilidade à dor, o desconforto diminui usando um anestésico em creme antes do procedimento e uso de vibradores que enganam a dor.

 

Quantas sessões de toxina botulínica são necessárias?

Apenas um, com uma revisão necessária em 15 dias, para avaliar o resultado e retocar, se necessário. A sessão dura cerca de 15 minutos

Dra Mariana Rita Fernandes - Dermatologista | Rio de Janeiro

BOTOX EM NÚMEROS

TEMPO DE DURAÇÃO

4 meses é o período médio da duração

SESSÕES

1 Sessão com revisão após 15 dias

ANESTESIA

Em creme, aplicada 20 minutos antes do procedimento

tempo do procedimento

20 minutos é o tempo aproximado do procedimento

agende sua consulta

Ipanema

Top Center
Visconde de Pirajá 550, sala 1808
Ipanema, Rio de Janeiro
21 3322-1038

Barra da Tijuca

Barra Life Medical Center
Armando Lombardi 1000 2-216
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
21 3514-2990

Tijuca

Edifício Cohani
Rua Conde de Bonfim 297, sala 707
Tijuca, Rio de Janeiro
21 3978-0373

Página: Botox

Open chat
Powered by